|
English |
@import "../css/label.css";
label@label.ist.utl.pt | LabEL® - Laboratório de Engenharia da Linguagem |
O LabEL tem vindo a desenvolver, para o Português, recursos linguísticos com características únicas, quer pela informação linguística que contêm (granularidade) quer pelas suas dimensões (cobertura). O sistema LABEL-LEX©, constituído por léxicos e gramáticas formalizados(1), está, simplificando, estruturado nos seguintes módulos:
Os recursos lexicais são utilizados pelo EELO (Etiquetador Electrónico do LabEL Online), um sistema público desenvolvido pela equipa do LabEL para anotação linguística de corpus via Internet.
O LABEL-LEX-sw e o LABEL-LEX-mw são distribuídos pela ELRA (European Language Resources Association), através da ELDA (European Language Resources Distribution Agency).
Estes recursos linguísticos estão integrados e são aplicados ao processamento de textos pelos sistemas:
Para transferir amostras do LABEL-LEX (sw e mw), é necessário fazer um registo e aceitar as condições de utilização (temporiamente indisponível).
(1) Para além do trabalho de investigação de Samuel Eleutério e de Elisabete Ranchhod, o desenvolvimento do LABEL-LEX contou com a contribuição de vários investigadores, de que se destacam, por ordem cronológica de participação: Jorge Baptista, Helena Freire, Cristina Mota, Paula Carvalho, Pedro Cordeiro e Ana Cristina Oliveira.